segunda-feira, 25 de maio de 2009

Bato panela por meu filho

Felipe Baierle
Na esquina da Borges com a Andradas uma mãe bate panela para reaver a guarda de seu único filho. Rennan de nove anos está sob a proteção provisória do pai, Irineu de Castro, desde que este o levou para passear em novembro do ano passado. Para reverter essa situação, Janette Zanúncio mãe de Rennan, usa panelas e a criatividade na tentativa de agilizar o processo que, movido por Irineu, decide quem fica com o filho e a pensão alimentícia a que ele tem direito.

– Tem gente lá que está esperando há cinco meses para ser chamada para a entrevista – conta.

Leia na íntegra

Baseado na luta

Felipe Baierle
Cerca de 300 pessoas protestaram pedindo a legalização da cannabis sativa no último dia nove de maio. A Marcha da Maconha teve concentração às 15h em frente ao Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha, e se limitou a uma caminhada pacífica em torno do chafariz da Redenção. Nenhum maconheiro fez apologia ao uso da droga, o que desrespeitaria o acordo prévio estabelecido entre a Marcha, o Ministério Público e a Brigada Militar, conduta determinante para que a caminhada transcorresse sem violência.

Leia na íntegra

Projeto P estreia no bar Ocidente

Carolina Marquis
O “Projeto P”, concebido por Marcelo Pacheco e dirigido por ele e por Raquel Puper, estreiou no dia 13 de maio, às 22h, no Espaço OX, no Bar Ocidente (João Telles esq. Osvaldo Aranha). O espetáculo fica em cartaz nos dias 13, 20 e 27 (quartas-feiras), às 22 horas. Os ingressos custam R$ 15,00 (com direito a uma cerveja).

Leia na íntegra

Soma: terapia anarquista

Carolina Marquis
As neuroses de cada um não são geridas somente pelo indivíduo de forma isolada. O entorno, os processos das relações de poder e os micro-circuitos de autoritarismo são também geradores de processos psicológicos enfermos. Desenvolver no homem a capacidade de ser o senhor de sua própria vida, autor de seus desejos e poder assumir de forma plena as decisões que toma é o princípio básico da Soma, uma terapia que ativa as “políticas do cotidiano” e pretende fazer com que o ser seja capaz de viver momentos em que não se permita dominar, nem coaja ninguém a uma situação de inferioridade. Ou seja, momentos de liberdade.

Leia na íntegra

Cpers quer novas eleições para salvar o RS e pede impeachment de Yeda Crusius

Felipe Baierle
Cerca de dois mil manifestantes realizaram uma marcha que saiu da Casa do Gaúcho e se dirigiu até o Palácio Piratini no último dia 14 de maio. Os professores, movimentos sociais, partidos e ativistas cantaram aos brados gritos como “Ei, Yeda, pede pra sair”.

Leia na íntegra

Movimentos planejam acampamento em Santa Maria no início de julho

Felipe Baierle
Nos últimos dias dois e três de maio no Centro Estadual de Formação do MST em Viamão, militantes de diversos campos iniciaram a organização do Acampamento Filhos de Sepé. O evento será realizado em Santa Maria de nove a doze de julho e contará com a juventude do campo e da cidade do Movimento dos Sem Terra, Atingidos por Barragens, Pequenos Agricultores, Trabalhadores Desempregados e Levante Popular da Juventude, entre outros.

Leia na íntegra

Troca do vestibular por Enem ainda contestada

Gustavo Nunes e Leila Garcia
O Exame Nacional de Ensino Médio terá um novo modelo no ano que vem, conforme anúncio do MEC. O objetivo é o vestibular em universidades públicas como prova única para ingresso em todo o país. Ele visa ainda servir como critério de pontuação para ingresso nas universidades privadas e nos centros universitários. As escolas ainda divergem sobre a medida.

Leia na íntegra

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Liberdade de imprensa

Leila Garcia
A data três de maio registrou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Com base no artigo 19 da Declaração dos Direitos Humanos, todos têm direito à liberdade de opinião e expressão, o que inclui a liberdade de procurar, receber e transmitir informações, independente de fronteiras ou dos meios utilizados para tal.

Leia na íntegra

Trabalhadores prejudicados no 1° de maio

Felipe Baierle
Ambulantes vendedores de lanches e bebidas que estavam no Anfiteatro Pôr do Sol no dia 1° de maio foram prejudicados por Brigadianos que os obrigaram a abandonar seus pontos de venda. Por volta da uma da tarde, grupos de três PMs concentraram os ambulantes à apenas alguns metros dos banheiros químicos instalados para o uso do público no local.

Leia na íntegra

Um país de brancos: a vida dos imigrantes africanos na Argentina

Carolina Soares Marquis
Daniel está de segunda a segunda na labuta. Passa os dias lutando para aprender o Espanhol, que não é sua língua mãe. Se retrai ante as primeiras perguntas e só depois de duas ou três tentativas aceita conversar sobre sua travessia pelo Oceano Atlântico. De toda maneira, Daniel como todos os demais, disse que prefere não revelar seu sobrenome.

Leia na íntegra