sexta-feira, 26 de junho de 2009

Municipários fazem paralisação geral

Caroline Berbick
O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) realizou no dia 09 de junho, uma paralisação geral dos funcionários públicos municipais. Cerca de 200 trabalhadores de variados setores, como Saúde, Educação, Limpeza Urbana e Assistência Social, se reuniram em frente à Prefeitura para reivindicar reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

O dia de mobilização começou com um manifesto em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), por volta das 9h30 da manhã. Em caminhada, os trabalhadores da Saúde seguiram até o Paço Municipal para unirem-se ao restante dos municipários que, apesar da chuva fina, lotavam a frente da Prefeitura.

Segundo a presidente do Simpa, Carmem Padilha, “o objetivo da paralisação é pressionar o governo para que venha para as negociações com o sindicato de uma maneira mais concreta, apresentando uma proposta que atenda minimamente às reivindicações”. Os municipários querem reajuste salarial de 17%, porém, na última negociação, a prefeitura concedeu apenas 1%. Além disso, exigem assistência de saúde, cumprimento da lei de bimensalidade, aumento do vale alimentação, permanência da insalubridade na Saúde, e o recuo da crescente terceirização do serviço público.

A manifestação contou com um almoço coletivo e, na parte da tarde, seguiu em caminhada para a Secretaria Municipal de Educação, que é classificada como autoritária pelos municipários. No dia 17 de junho está agendada uma assembleia do Simpa para avaliar propostas e planejar os próximos passos.

Nenhum comentário: