terça-feira, 26 de agosto de 2008

Filme uruguaio fala de esperanças e sonhos

Lisarb D'Oco
O filme O Banheiro do Papa (El Baño Del Papa) conta uma história de sonhos e outros milagres. Dirigido pelos uruguaios Enrique Fernándes e César Charlone, o longa apresenta como protagonista o personagem Beto (Cesar Troncoso), um contrabandista que vive em uma pequena cidade do Uruguai que faz fronteira com o Brasil.

A trama se passa em 1988, quando o Papa João Paulo II visita a América Latina e passa pela pobre cidadezinha de Melo. Entusiasmados com a notícia os moradores de lá abastecem as suas casas de comida para vender aos fiéis que virão. Beto também quer aproveitar a oportunidade e tem a idéia de construir um banheiro, e para isso vai precisar fazer muitas viagens ao país vizinho para trazer mercadorias.

Na história, o maior representante da Igreja Católica vem do primeiro mundo para passar fé e esperança á população tão humilde e trabalhadora daquela região. A mídia acaba impulsionando a expectativa destes moradores, arrisca número excessivo de visitantes, aumentando a esperança de boas vendas no evento.

A graça e o drama se misturam durante o filme, por trás se passam as contradições que toda sociedade tem, o poder e a submissão. Para ver o trailler e outras informações basta acessar o site oficial do filme:

Nenhum comentário: